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O que é ISO 9001 e como funciona?

O que é ISO 9001 e como funciona? Saiba quais as principais informações sobre uma das principais normas internacionais do Sistema de Gestão e Qualidade.

A ISO 9001 é definida como a norma internacional que especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) . As organizações usam o padrão para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendem aos requisitos do cliente e regulamentares. É o padrão mais popular da série ISO 9000 e o único padrão da série que as organizações podem certificar.

A ISO 9001 foi publicada pela primeira vez em 1987 pela International Organization for Standardization (ISO), uma agência internacional composta pelos organismos nacionais de normalização de mais de 160 países. A última versão da ISO 9001  foi lançada em setembro de 2015.

O que é ISO 9001 e como funciona?

Como funciona a ISO 9001?

A ISO 9001 se aplica a qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor. Mais de um milhão de organizações de mais de 160 países aplicaram os requisitos da norma ISO 9001 aos seus sistemas de gestão da qualidade.

Organizações de todos os tipos e tamanhos descobrem que usar o padrão ISO 9001 as ajuda a:

  • Organizar processos
  • Melhore a eficiência dos processos
  • Melhorar continuamente os resultados.

Todas as organizações que usam a ISO 9001 são incentivadas a fazer a transição para a ISO 9001:2015 o mais rápido possível. Isso inclui não apenas organizações certificadas pela ISO 9001:2008, mas também quaisquer organizações envolvidas em treinamento ou certificação de outras.

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As orientações sobre a transição da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015 podem ser baixadas do International Accreditation Forum (IAF).

Quais tópicos a ISO 9001:2015 cobre?

A ISO 9001 é baseada na metodologia plan-do-check-act  e fornece uma abordagem orientada a processos  para documentar e revisar a estrutura, responsabilidades e procedimentos necessários para alcançar um gerenciamento de qualidade eficaz em uma organização. Seções específicas da norma contêm informações sobre muitos tópicos, como:

  • Requisitos para um SGQ, incluindo informações documentadas, planejamento e determinação de interações de processo;
  • Responsabilidades da gestão;
  • Gestão de recursos, incluindo recursos humanos e ambiente de trabalho de uma organização;
  • Realização do produto, incluindo as etapas desde o design até a entrega;
  • Medição, análise e melhoria do Sistema de Qualidade de Gestão através de atividades como auditorias internas e ações corretivas e preventivas.

As mudanças introduzidas na revisão da ISO 9001 de 2015 destinam-se a garantir que a ISO 9001 continue a se adaptar aos ambientes em mudança nos quais as organizações operam. Algumas das principais atualizações na ISO 9001:2015 incluem:

  • A introdução de uma nova terminologia
  • Reestruturação de algumas informações
  • Uma ênfase no pensamento baseado em risco para melhorar a aplicação da abordagem de processo
  • Aplicabilidade aprimorada para serviços
  • Maiores requisitos de liderança
  • Os Sete Princípios da ISO 9001:2015.

Como começar com a ISO 9001:2015?

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Esteja você iniciando sua jornada ISO 9001 ou fazendo a transição para a revisão de 2015, seu primeiro passo é adquirir uma cópia da ISO 9001:2015 .

Todas as  organizações atualmente registradas na ISO 9001:2008 devem ter feito a transição  para o padrão de 2015. 

Versões anteriores da ISO 9001

Originalmente publicada em 1987, a ISO 9001 passou por revisões em 1994, 2000 e novamente em 2008. A última revisão foi publicada em setembro de 2015.

A ISO 9001:1994 incluiu alterações para melhorar o controle da cláusula de projeto e desenvolvimento, além de fornecer outros esclarecimentos. A série de 1994 também modificou ligeiramente o papel da ISO 9002 e 9003.

A revisão da ISO 9001:2008 procurou esclarecer questões levantadas durante a aplicação da ISO 9001:2000.

Quais são os benefícios da ISO 9001?

A ISO 9001 ajuda as organizações a garantir que seus clientes recebam consistentemente produtos e serviços de alta qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios, incluindo clientes, gerentes e funcionários satisfeitos.

Como a ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade eficaz, as organizações descobrem que o uso da norma as ajuda a:

  • Organize um sistema de qualidade confiável e eficiente;
  • Deixar os clientes, gerentes e funcionários satisfeitos com o desempenho e serviços oferecidos pelas empresas;
  • Melhorar continuamente seus processos de produção;
  • Economizar custos em diversas etapas de seu segmento. 

Qual a importância da certificação da ISO 9001?

A ISO 9001 é a única norma da série ISO 9000 que as organizações podem certificar. Alcançar a certificação ISO 9001:2015 significa que uma organização demonstrou o seguinte:

  • Segue as diretrizes da norma ISO 9001;
  • Cumpre seus próprios requisitos;
  • Atende aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares;
  • Mantém a documentação regularizada.

A certificação no padrão ISO 9001 pode aumentar a credibilidade de uma organização, mostrando aos clientes que seus produtos e serviços atendem às expectativas. Em alguns casos ou em alguns setores, a certificação é exigida ou exigida por lei. 

O processo de certificação inclui a implementação dos requisitos da ISO 9001:2015 e, em seguida, a conclusão de uma auditoria de registrador bem-sucedida, confirmando que a organização atende a esses requisitos.

As organizações devem considerar o seguinte ao começarem a se preparar para uma certificação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:

  • Custos do registrador para auditorias de registro, vigilância e recertificação da ISO 9001;
  • Nível atual de conformidade com os requisitos da ISO 9001;
  • Quantidade de recursos que a empresa dedica a este projeto para desenvolvimento e implementação;
  • Quantidade de suporte que será exigido de um consultor e os custos associados.

Cursos na Norma ISO 9001

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O treinamento pode fornecer uma oportunidade para revisar o padrão ISO 9001:2015 e aplicar os princípios de gerenciamento de qualidade em um ambiente de prática.

Profissionais responsáveis ​por desenvolver, implementar, auditar e gerenciar um sistema de gestão de qualidade ISO ou profissionais de qualidade interessados ​​em atualizar seu Sistema de Gerenciamento de Qualidade baseado em ISO documentado, podem fazer cursos de treinamento ISO 9001.

Além disso, as organizações que procuram melhorar o desempenho dos funcionários para que  melhorem continuamente também acharão o treinamento ISO 9001 relevante para o sucesso da empresa.

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